terça-feira, 12 de abril de 2011

Rotina é fundamental para as crianças

Para que a criança se sinta segura e amada é muito importante que os pais criem uma rotina desde o seu nascimento, determinando horários fixos para alimentação, higiene e sono.
A rotina é fundamental para um desenvolvimento saudável e na medida em que a criança cresce, suas responsabilidades e atividades também tendem a aumentar. E fica ainda mais necessário o estabelecimento e a manutenção da rotina. O ideal é que se faça uma agenda ou um quadro juntamente com a criança contendo uma grade com a hora para brincar, alimentar, ver tv, tomar banho, ir a escola e fazer as atividades extra-curriculares, assim como para fazer as lições de casa. Principalmente se a criança for ansiosa o uso da agenda evitará este comportamento trazendo organização e um sentimento de controle perante o dia-a-dia.
A família deverá observar e procurar manter a rotina também aos sábados, domingos e feriados. Deixando um espaço para a criança criar, inventar e fazer atividades diferentes para experimentar o novo.
A flexibilidade é interessante desde que não signifique burlar as regras e os combinados, que deverão ser levados em conta na grande maioria do tempo.
No final do dia é adequado que os responsáveis revejam o dia junto com a criança. O que aconteceu no dia dela, se conseguiu manter a rotina. Se não, verificar o porquê e recapitular o que irá acontecer no dia seguinte.Desta forma a criança sabe o que esperar e o que deve fazer. 

Um comentário:

  1. Olá Cynthia, parabéns pelo Blog, adorei! Sou diretora de uma ONG na periferia de SP que atende crianças e adolescentes carentes em risco social, entre elas sempre encotramos algumas com dificuldades sérias no ensino regular, nos entristece que diante de tanta miséria e falta de informação os pais nos procura em busca de informação e soluções para seus filhos que geralmente são rotulados na escola como "criança problema" infelizmente.
    Parabéns pela inciativa de seus esclarecimentos profissionais na rede. Deus a abençõe.
    Um abraço
    Sol

    ResponderExcluir