terça-feira, 5 de abril de 2011

Crianças obedientes, pais felizes!

Vejo que na correria do dia-a-dia mães e pais, que trabalham e chegam em casa cansados, têm muita dificuldade em por limites nos filhos. Descrevo aqui algumas dicas de como fazer com que exista uma harmonia em casa e que as crianças entendam as regras e as cumpram:
  • Eduque sem culpa: Entender que existem regras faz parte de um importante processo de aprendizagem da criança. Por isso, os pais devem sentir-se autorizados a educar. Eles têm essa função e serão cobrados por isso.
  • Crie um bom vínculo afetivo : Demonstre carinho, converse e brinque. Assim, você cria uma maior cumplicidade com a criança. Segura de que tem a atenção dos pais, ela aprende que não precisa recorrer à desobediência para chamar a atenção. Dessa maneira, quando você precisar impor uma regra, a criança compreenderá mais facilmente que há momentos em que ela deve obedecer.
  • Valorize o papel da criança: Seu filho precisa conhecer a importância dele na família. Para isso, é bom que ele tenha o seu lugar reservado na mesa de jantar e seja ouvido pelos pais.
  • Crie uma rotina: Utilize o bom senso e estabeleça uma rotina para o seu filho. A rotina é fundamental, pois traz segurança e faz com que a criança se sinta cuidada. Aos poucos, dê-lhe uma certa autonomia para executar pequenas ações sozinhos. A criança gosta de sentir-se capaz.
  •  Dê ordens claras: Dialogue sempre, use linguagem adequada à faixa etária da criança e tom firme. Ao dar uma ordem, olhe nos olhos da criança. Aguarde alguns minutos e verifique se ela já fez o que você pediu. Se não, pegue-a pela mão e a acompanhe na execução. Repita até que ela se condicione a atendê-lo.
  •  Esteja preparado para lidar com a desobediência: Ao desobedecer, a criança busca uma satisfação momentânea, nem sempre o seu objetivo é afrontar o adulto. Por isso, aja com calma e firmeza. Não se pode dizer não aleatoriamente, mas é fundamental sustentá-lo quando for preciso, pois a criança tem que saber que ela não pode pular uma janela ou não deve agredir o coleguinha.
  • Diante da birra, fique firme: Quando a criança começar a fazer birra, mantenha a calma. Reforce que você não poderá atendê-la naquela hora e seja objetiva. Se estiver em público, não se preocupe com os comentários ou olhares das pessoas. Também não faça discursos ou ameaças enquanto a criança estiver chorando. Apenas tente desviar a atenção dela para outra coisa, mas não ceda.
  • Oriente a babá: Combine com os cuidadores as diretrizes da educação do seu filho. Esse diálogo é imprescindível para que não se estabeleça um relacionamento conflitante e a criança fique confusa.
  • Educa-se o tempo todo: Lembre-se: educar é uma atividade contínua e você precisa dar o exemplo. A educação é um processo que não ocorre apenas em situações de desobediência. A criança aprende muito por meio do que observa em seu cotidiano. Por isso, seja verdadeiro. Se enganar ou mentir uma vez, as crianças podem perder a confiança nos pais.

2 comentários:

  1. óptimas dicas adorei
    Já falei bastante sobre a dificuldade de educar e estabelecer limites lá no meu cantinho.
    Não é tarefa fácil mas como pais temos esse dever.
    Vou sugerir o teu post aos meus seguidores :)
    beijo

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Sofia pela parceria, pois aprendo muito no teu blog tambem!

    ResponderExcluir