segunda-feira, 20 de junho de 2011

Dificuldades de aprendizagem


Discalculia

É uma dificuldade provocada por má formação neurológica e que se manifesta como uma limitação da criança ao realizar operações matemáticas, classificar números e colocá-los na seqüência correta. Em crianças maiores, ela também impede a compreensão dos conceitos matemáticos e a sua incorporação na vida cotidiana.
Se a discalculia não for detectada a tempo, poderá comprometer o desenvolvimento escolar de maneira mais ampla, colocando a criança numa situação de baixa auto-estima e medo.
Para ajudar, indique um psicopedagogo, pois ele irá iniciar com uma melhora da auto-estima da criança, valorizando as atividades da mesma e em seguida descobrirá como é o seu processo de aprendizagem, que muitas vezes é diferente do habitual. A partir daí fica fácil ajudar, pois uma porta se abre e é só colocar exercícios neuromotores e gráficos para trabalhar os símbolos.
Veja as dificuldades da discalculia, mas cuidado para não nomear um aluno sem ter certeza, pois cada criança tem um jeito de se desenvolver.
EM CRIANÇAS DE 3 A 6 ANOS OCORREM:
- problemas em nomear quantidades matemáticas, números, termos e símbolos;
- insucesso ao enumerar, comparar e manipular objetos reais ou em imagens;
- leitura e escrita incorreta dos símbolos matemáticos

Disortografia

É a dificuldade em visualizar a forma correta da escrita das palavras, pois a criança escreve conforme os sons da fala e sua escrita torna-se muitas vezes incompreensível.
Suas características são:
- troca de grafemas;
- falta de vontade para escrever;
- dificuldade para perceber sinalizações gráficas;
- dificuldade no uso de coordenação/ subordinação das orações;
- textos muito reduzidos;
- aglutinação ou separação indevida das palavras.
Uma das formas de se observar se a criança tem ou não disortografia, é na realização de ditado, pois é ali que apresentam trocas relacionadas à audição.
Portanto, não adianta trabalhar por repetição, mas usando a lógica, quando possível, e a conscientização da audição, em outros casos (ex.: s e ss, i e u, etc.).

Dislexia

É a dificuldade em aprender a ler, escrever e soletrar, sendo assim, uma pessoa disléxica lê com dificuldade e soletra muito mal, pois é difícil para ela assimilar palavras. Isso não quer dizer que ela seja menos inteligente, muito pelo contrário, muitas pessoas famosas são disléxicas, como no caso de Thomas Edison que inventou a lâmpada.
As causas da dislexia são neurobiológicas e genéticas, portanto é hereditário, se uma criança é disléxica, com certeza alguém de sua família também é.
O primeiro sinal possível de dislexia, e que pode ser detectado, é em relação a grande dificuldade que a criança tem em assimilar o que é ensinado. Outra forma de saber é observando se elas confundem letras com grande freqüência, em crianças menores (Educação Infantil) observe se elas têm dificuldades em rimar palavras e reconhecer letras e fonemas, já nas maiores (Primeira série) existe a dificuldade em ler palavras simples, em identificar fonemas e há reclamações de que ler é muito difícil. A partir da segunda série até a quinta série, a criança tem dificuldade em soletrar, ler em voz alta e memorizar palavras.
A dislexia só é curada com um tratamento apropriado, num especialista e com muita paciência. Não existe um tratamento adequado a todas as pessoas, pois um é diferente do outro, mas na maioria o tratamento consiste em enfatizar a assimilação de fonemas, o desenvolvimento do vocabulário, a melhoria da compreensão e fluência da leitura.
Como Saber se a criança é Disléxica
Crianças entre 3 e 6 anos
1-Ele insiste em falar como um bebê?
2-Freqüentemente pronuncia palavras de forma errada?
3-Não reconhece as letras que soletram o seu nome?
4-Tem dificuldade em lembrar o nome de letras, números e dias da semana?
5-Demora para aprender novas palavras?
6-Tem dificuldade em aprender rimas infantis?
Crianças entre 6 e 7 anos
1-Tem dificuldades em dividir palavras em sílabas?
2-Não consegue ler palavras simples e monossilábicas?
3-Comete erros de leitura que demonstram dificuldade em relacionar letras e sons?
4-Apresenta dificuldade em reconhecer fonemas?
5-Reclamam que ler é difícil?
6-Comete erros freqüentemente quando escreve e soletra palavras?
7-Memoriza textos sem compreendê-los?
Crianças de 7 a 12 anos
1-Comete erros ao pronunciar palavras longas ou complicadas?
2-Confunde palavras de sons semelhantes como ”tomate e tapete?”
3-Utiliza muito palavras vagas como “coisa”?
4-Tem dificuldades em memorizar datas, nomes ou números de telefone?
5-Pula partes das palavras que tem muitas sílabas?
6-Troca palavras difíceis ao ler em voz alta? Exemplo: carro invés de automóvel.
7-Comete muitos erros de ortografia?
8-Escreve de forma confusa?
9-Não consegue terminar as provas?
10-Sente muito medo de ler em voz alta?

Dislalia

Consiste na presença de erros na articulação dos sons da fala, que podem ser omissões, trocas de posição de fonemas, assimilações de outros fonemas e acréscimos de fonemas inexistentes na palavra.
Pode ser causada por ambiente familiar inadequado, imitação, falta de estímulos, hereditariedade, bilingüismo, dificuldades no desenvolvimento auditivo, atraso no desenvolvimento motor e atraso de maturação neurológica.
Alguns exemplos de dislalia:
- ao invés de falar bola, fala póla;
- ao invés de porta, poita;
- ao invés de preto, peto;
- e assim por diante.
Se a criança for corrigida pelos professores, ela poderá se sentir criticada, portanto deve-se encaminhar para a fonoaudióloga assim que detectada a dislalia, mas muito cuidado, pois crianças muito pequenas tendem a falar errado e, portanto devemos avaliar bem se realmente a criança tem problema na fala ou se é somente uma fase.

Disgrafia

É uma perturbação que afeta a qualidade da escrita em relação ao traçado e a grafia. A disgrafia só pode ser diagnosticada depois dos seis anos, após a criança ter entrado na escola e adquirido a linguagem escrita.
As causas podem ser orgânicas (problemas no desenvolvimento da lateralidade, motricidade e equilíbrio), emocionais (personalidade ou meio onde vive) e pedagógicas (metodologias de ensino que contribuem).
A criança que tem disgrafia apresenta dificuldade em escrever, em segurar um lápis, e se observarmos o caderno dela veremos que os textos têm a mesma aparência, com letras muito grandes, inclinação acentuada, espaços irregulares entre as palavras, com caligrafia irregular e ilegível.
Ao suspeitar que uma criança tenha disgrafia, procure um profissional qualificado como psicólogo ou psicopedagogo e peça uma avaliação. Você também pode ajudar trabalhando com a motricidade fina (recortes, colagens, picotagens, etc.) ou com a orientação visual espacial (labirintos, jogos de simetria e de diferenças).

Um comentário:

  1. Ótimos Textos e explicações, muito importante estar conhecendo bem esses temas para ajudar os pais e alunos.

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