sexta-feira, 17 de junho de 2011

Dicas para facilitar os estudos


a)É necessário organizar o tempo disponível para o estudo em casa e estabelecer um horário do dia para as tarefas escolares, esforçando-se para não alterar seu horário de estudo. Isso o ajudará a criar um hábito de trabalho em casa.

b)Procure um canto sossegado para estudar, verifique se todo o material de que precisa está à mão.

c)Organize seu trabalho de acordo com as necessidades. As tarefas para o dia seguinte devem ser as primeiras a serem feitas.

d)No final de cada tarefa, dê uma “paradinha”, isso ajuda a descansar a mente e o corpo e em seguida retome as tarefas; a “paradinha” deve ser seguida à risca.

e)Concentre-se em uma tarefa de cada vez. Não faça uma atividade com a cabeça preocupada com o que ainda está faltando. Se você se organizar bem, haverá tempo de sobra.

f)Acostume-se a prestar atenção no tempo que está gastando para fazer suas tarefas. Cada pessoa tem seu ritmo próprio.

g)Todo dia você deve dar uma olhada rápida no assunto que acabou de ser ensinado. Não deixe para ver toda a matéria nas vésperas da prova, porque deste jeito, você só descobrirá dúvidas quando não houver mais tempo de pedir auxílio ao professor.

h)Evite fazer “paradas” para lanche durante o horário de estudos. Estude antes ou depois do lanche. Aquela sede, aquela fome ou a súbita vontade de ir ao banheiro, tudo isso é desculpa para não se concentrar.

i)Fazer os trabalhos escolares é trabalhar mesmo! É uma responsabilidade igual à de seus pais, em suas atividades profissionais. Como qualquer pessoa, você tem de trabalhar todos os dias. Além de aprender, você está se preparando para a sua vida de adulto. Estudar é o seu trabalho!

Você sabia que o melhor modo de não ficar ansioso com as tarefas escolares é nunca deixar nada para a última hora! Se fizer logo a tarefa que acabou de ser pedida pelo professor, ficará com o resto do tempo para fazer o que quiser! Se você fizer o que quiser antes da tarefa, o peso do trabalho não realizado estragará qualquer diversão…

Não me venha com essa história de que vai estudar a tarde inteira! Estabeleça um período razoável para os estudos. Um período que você possa realmente aguentar e se organize para usar esse tempo, dividindo-o pelas tarefas que tem a fazer.

Você tem problemas em alguma matéria?

Converse com o professor, peça explicações aos colegas, mexa-se!

Não deixe que a dificuldade aumente!

Se você ficar doente (Espero que isso não aconteça!), e faltar alguns dias, dê um jeito de conseguir que um amigo lhe traga as anotações das aulas e os trabalhos que deverão ser feitos. Se não for atrás, na volta à escola estará totalmente perdido…

Aprender é uma questão de lógica.

A aprendizagem é fundamentalmente um processo lógico e o mais importante é que o aluno faça de seu estudo um contínuo exercício de pensamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário