quinta-feira, 14 de abril de 2011

Dia Nacional de Luta pela Educação Inclusiva 14/04

Educação Inclusiva é um sistema de educação e ensino em que todos os alunos com necessidades educacionais especiais, incluindo os alunos com deficiência fisica, frequentam as escolas comuns, da rede pública ou privada, com colegas sem deficiências.
Segundo o Parecer CNE/CEB (Conselho Nacional de Educação/Câmara de Educação Básica) os educandos que apresentam necessidades educacionais especiais são aqueles que, durante o processo educacional, demonstram:
a) dificuldades acentuadas de aprendizagem ou limitação no processo de desenvolvimento que dificultem o acompanhamento das atividades curriculares compreendidas em dois grupos: aquelas vinculadas a uma causa orgânica específica e aquelas relacionadas a condições, disfunções, limitações e deficiências;
b) dificuldades de comunicação e sinalização diferenciadas dos demais alunos, demandando adaptações de acesso ao currículo com a utilização de linguagens e códigos aplicáveis;
c) altas habilidades/superdotação, grande facilidade de aprendizagem que os levem a dominar rapidamente os conceitos, os procedimentos e as atitudes e que, por terem condições de aprofundar e enriquecer esses conteúdos, devem receber desafios suplementares.
O que devemos parar para pensar neste dia é que "Educação é para todos e todas".Todas as crianças e adolescentes tem direito a educação independente de sua condição. 
A Escola Inclusiva respeita e valoriza todos os alunos, cada um com a sua característica individual e é a base da Sociedade para Todos, que acolhe todos os cidadãos e se modifica, para garantir que os direitos de todos sejam respeitados.
Devemos eliminar os preconceitos e perceber que vivemos em um mundo com uma grande diversidade social e cultural. Que cada pessoa é única e tem sua forma de desenvolver a aprendizagem. O que cabe a nós profissionais da área de saúde, aos pais e professores é observar como determinada criança aprende com mais facilidade e adotar estes métodos para esta criança.
Algumas crianças entendem uma palavra muito melhor quando você faz um desenho na lousa. Outra entende mais quando você canta uma música inventada para a aula de Ciências. E outra por sua vez entende melhor a tabuada quando você usa palitos de sorvete ou sementes. E por isso,devemos explicar a mesma coisa de um jeito diferente para cada criança. De um jeito que ela entenda e compreenda o conteúdo proposto. Isto é inclusão!

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