domingo, 17 de abril de 2011

Apoio ao Câncer


Olá Pessoal!
Hoje vou contar um pouquinho para vocês das crianças e adolescentes com câncer e de suas famílias.
A família e a criança enfrentam problemas como longos períodos de hospitalização, reinternações frequentes, terapêutica agressiva com sérios efeitos indesejáveis advindos do próprio tratamento, dificuldades pela separação dos membros da família durante as internações, interrupção das atividades diárias, limitações na compreensão do diagnóstico, desajuste financeiro, angústia, dor, sofrimento e o medo constante.
Atendo como voluntária na Casa Assistencial Maria Helena Paulina muitas crianças e alguns adolescentes com câncer e também dou atendimento de apoio aos pais. Na casa muitas crianças de diversas regiões de nosso país e até uma criança do Paraguai estão hospedadas para fazer o tratamento em diversos hospitais de São Paulo. Algumas crianças para o tratamento de quimioterapia e outras aguardando transplante de medula, rins, fígado e muitos outros casos.
Estas crianças e geralmente a mãe ou outro acompanhante da família ficam hospedadas na casa e recebem tudo gratuitamente desde alimentação,transporte para o local do tratamento, atendimento psicológico, atendimento homeopático,etc...
Na casa tem uma sala de leitura e brinquedoteca onde as crianças brincam e o que acho muito bonito é que no período que estão morando na casa elas se tratam como verdadeiros irmãos tanto as crianças como os adolescentes. Se preocupam com os que estão no hospital e ficam aguardando a chegada destes, para saber como foi o tratamento do dia, se estão bem, se precisam de ajuda, se querem brincar um pouco ou se preferem dormir. Explicam uns para os outros de seu tratamento e alguns falam abertamente que seu cabelo caiu e no momento está crescido, mais para o amiguinho que está careca não se preocupar pois a fase ruim passará e o cabelo voltará ao normal. Realmente o amor entre estas crianças é muito grande o que faz com que um ajude o outro a se fortalecer.
As mães sofrem muito pois estão longe de sua casa, com imensa saudades do marido, dos outros filhos que ficaram em sua cidade natal e tem muita dificuldade de lidar com esta situação. Procuramos então dar apoio emocional a estas mães para que se fortaleçam. Através de oficinas de artesanato e de diversas atividades com os voluntários estas mães acabam se distraindo um pouco, esquecendo um pouco suas tristezas e até aprendendo a fazer objetos que no futuro podem trazer-lhes alguma fonte de renda.
È um trabalho que adoro desenvolver e me sinto muito recompensada na companhia destas crianças, adolescentes, mães, funcionários da casa e voluntários.
Também gostaria de comentar aqui como o apoio ao câncer é fundamental para o paciente e a família que se sente acolhida e consegue buscar forças para que o tratamento seja um sucesso.
Recomendo a quem se interessar pelo assunto o blog Desafiando o Câncer de uma amiga voluntária da Casa Maria Helena que passou por este desafio que é o câncer e o venceu e que lá escreve de tudo desde o tratamento, onde achar a medicação, até como se alimentar e formas de usar lenços e se sentir mais vaidosa mesmo durante a quimioterapia. Recomendo também o site do Núcleo Nosso Lar que desenvolve um trabalho muito bonito de apoio ao câncer em Florianópolis e que vale a pena conhecer o trabalho deles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário