quarta-feira, 6 de abril de 2011

Sobre o especial Hiperatividade da Revista Crescer

Na Revista Crescer do mês de fevereiro saiu um especial sobre hiperatividade e gostei muito das dicas que uma mãe de um menino com TDAH passou para os pais. Então resolvi transcrever este pedaço da matéria para voces aqui no blog:

 Minhas dicas para os pais



Vivian Sampaio, mãe de Thiago, 7, conta como faz para tornar sua vida e a de seu filho, diagnosticado com TDAH, mais fáceis


• Planeje com antecedência e explique antes como vai ser o dia para seu filho: ele tem um tempo próprio para finalizar qualquer atividade e as surpresas ou a imprevisibilidade podem deixá-lo mais ansioso e agitado. Estime um tempo extra para prepará-lo para sair.
• Tenha sempre algo para manter seu filho entretido. Crianças com TDAH não suportam esperar.
• A impulsividade é uma característica do TDAH. Por isso, evite perguntar o porquê de alguma atitude impulsiva. Você nunca terá explicação convincente e poderá ficar mais irritada.
• Crie um sistema de ações e recompensas. Selecione cinco tarefas que você espera que a criança faça diariamente. Por exemplo: sentar à mesa para jantar e tomar banho quando chamado. Peça para seu filho listar algumas recompensas. Defina um número de pontos para cada tarefa cumprida e para cada recompensa. Quando a criança atingir o numero de pontos que corresponde a uma recompensa, dê o prêmio rapidamente.
• Elogie a criança pelo mínimo que ela fizer, valorize os pequenos sucessos. Isso ajuda a regular as emoções.
• Ajude seu filho a exercitar sua organização e gerenciamento de tempo, pois isso colabora para um melhor desempenho acadêmico a longo prazo e será essencial quando adolescentes e adultos.
• Use “por favor” e o verbo em forma imperativa para pedir algo. A instrução tem que ser clara e especifica: diga simplesmente “hora do banho” com olhos nos olhos e espere pacientemente que ela faça o que foi pedido. Lembre-se: eles precisam de comandos e constantes direções.
• Crianças com TDAH têm dificuldade de regular emoções: escondem sentimentos ou simplesmente explodem. Pergunte no final do dia, antes de dormir, se tiveram um dia bom. Com o passar do tempo seu filho vai se sentir mais a vontade para explicar o que sente.
• Coloque-o numa atividade física que promova trabalho em grupo e melhore a interação social.
• Pergunte ao seu filho como ele resolveria um problema. Esse exercício permite rever uma atitude impulsiva.
• O momento de transição de uma atividade para outra sempre causa desconforto. Siga uma preparação: se a criança está vendo televisão e é hora do banho, avise-a com cinco minutos de antecedência, depois com dois minutos. Por fim, olhe para ela e diga que a televisão será desligada e a leve para o banho. No começo será difícil, mas ela vai se acostumar com esse procedimento
• Seja realista com as suas expectativas. Não espere perfeição. Espere menos frequência, menos duração e menos intensidade de uma atitude indesejável. Os sintomas de hiperatividade diminuem aos 8 anos, porém a hiperatividade interna tem grandes chances de continuar. Prepare seu filho para o futuro.
• Tenha iniciativa como pai/mãe, diminua suas reações quando ela fizer algo fora do esperado. Lembre-se que tratá-lo como se não tivesse TDAH será muito prejudicial para a família toda, inclusive para irmãos e para o ciúme entre eles.
• Castigo não muda comportamentos, pois não ensina uma melhor maneira de se comportar. O objetivo é educar e não punir.
• Não há nenhuma pesquisa comprovando que dieta alimentar possa tornar uma criança menos hiperativa. Se seu filho adora chocolate, não é preciso proibi-lo de comer.
• TDAH é uma doença consistentemente inconsistente. Espere dias bons e ruins e converse com o psiquiatra sobre alternativas de tratamento. Há medicamentos que podem ajudar muito
• Leia muito. As informações são limitadas, principalmente em português. Indico os sites Chadd, o de Sharon Weiss e o de Russel Barkley, todos em inglês.
• Mais importante de todas as dicas: a criança com TDAH deve sentir que ela não é o problema. A equação é pais + filho contra o problema.

Quem quiser ler todo o especial da Revista Crescer entre aqui
http://revistacrescer.globo.com/Revista/Crescer/0,,EMI205152-10498-1,00-DOSSIE+TDAH+UM+TRANSTORNO+COM+DEFICIT+DE+DIAGNOSTICO.html
e aqui
http://revistacrescer.globo.com/Revista/Crescer/0,,EMI205152-10498-2,00-DOSSIE+TDAH+UM+TRANSTORNO+COM+DEFICIT+DE+DIAGNOSTICO.html

Vale a pena ressaltar que temos sim material em português sobre isso, então deixo aqui algumas dicas de livros e sites sobre o assunto:

Livros:
1- Atenção e Hiperatividade
O que é?
Como ajudar?
Luís Augusto P.Rohde
Edyleine B.P. Benczick
Editora Artmed
2- Princípios e práticas em TDAH
Luís Augusto P. Rohde
Paulo Mattos & cols.
Editora Artimed

Sites:
http://adhd.com.br/ (Site do pesquisador Sérgio Bourbon Cabral)
http://www.hiperatividade.com.br/index.php (Hiperatividade)
http://www.dda-deficitdeatencao.com.br/instituto/ (Instituto Paulista de Déficit de Atenção)
http://www.tdah.org.br/index.php (ABDA Associação Brasileira de Déficit de Atenção)
http://www.universotdah.com.br/ (Universo TDAH)

Nenhum comentário:

Postar um comentário