quinta-feira, 25 de agosto de 2011

A necessidade do brincar para crianças com câncer hospedadas em casa de apoio

(Carlinha uma das minhas queridas!)

O câncer infantil é uma doença crônica que demanda um tratamento longo, invasivo e doloroso. Intervenções psicossociais têm ganhado importância no processo de minimização da ansiedade, do medo e da angústia, tanto das crianças quanto dos familiares e profissionais de saúde frente à doença.
As atividades lúdicas são referidas como de comprovada ação no bem estar e no processo de cura das crianças com câncer.
A promoção de atividades lúdicas com as crianças propicia alegria e ânimo para as crianças, elevação da auto-estima, incentivo à interação, a minimização da ociosidade durante a permanência na Casa de apoio, ajudado as crianças e seus acompanhantes nesse processo tão doloroso.
"Ao brincar, a criança libera sua capacidade de criar e reinventa o mundo, libera afetividade e através do mundo mágico do “faz-de-conta” explora seus próprios limites e parte para uma aventura que poderá levá-la ao encontro de si mesma. Brincar ajuda-a a perceber o
que ocorre consigo, libera temores, raiva, frustração e ansiedade. Ajuda a criança, ainda, a revelar seus pensamentos e sentimentos, promovendo satisfação, diversão e espontaneidade. Assim, brincando ele exercita suas potencialidades "(FRANÇANI e cols, 1998)..

Nenhum comentário:

Postar um comentário