terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Adaptação Escolar



A entrada na Escola representa um importante momento para a família e para a criança. Esta, por sua vez, vai conviver em um novo ambiente, onde aprenderá a dividir espaços, brinquedos e afetos.
O papel da Escola não é ser um substituto da mãe, mas suplementar e ampliar o papel que, nos primeiros anos da criança, só a mãe desempenha, estendendo os vínculos para além da família. Para a criança, a Escola fornece oportunidades para uma profunda relação pessoal com outras pessoas, que não são os pais. Separar-se dos pais e ir para Escola é uma experiência intensa que envolve ganhos e perdas, exige e promove crescimento.
A criança que está indo pela primeira vez à Educação Infantil não tem muita noção do que vai encontrar, apenas confia nos seus pais. Tem como referencial, experiências anteriores de separação e a segurança de que ela fica sozinha por algum tempo mas eles retornam.
Algumas alterações em sua rotina também podem acontecer, independentes de a criança estar bem na Escola ou não, como: problemas alimentares, mudanças nos horários de sono ou mesmo demonstrações de ressentimento com os pais, manhas, birras e desafio de limites anteriormente estabelecidos.
Para auxiliar na adaptação dos alunos é importante que tenhamos presente que este é um momento especial para pais, alunos e professores, pois todos aguardam com expectativa o início das aulas.

Dicas para os pais:

1- Deixe a insegurança, a dó e os mimos de lado quando você for levar seu filho ou filha à escola pela primeira vez. Quando você matricula a criança em uma escola precisa confiar nela e nos professores que lá trabalham. Eles são os responsáveis pela segurança e adaptação da criança e farão de tudo para que se sinta bem, pois isto será bom para ela e para os próprios professores, já que eles não querem enfrentar problemas com as crianças ou com os pais. Então, confie e passe esta confiança para a criança. Lembre-se que ela consegue interpretar o seu olhar e sua expressão facial, sendo assim, o sorriso é essencial.

2- É normal as crianças sentirem saudade dos pais e de casa nos primeiros dias de aula, e é normal chorarem por isto. Mas não se preocupe se isto acontecer, a maioria das crianças choram somente na entrada, se distraem e brincam dentro da escola e voltam a chorar quando veem os pais na saída. Isto não significa que ela não goste da escola, mas que sente saudade dos pais, e com o tempo acostuma-se a ficar um tempo longe deles. A breve separação deve ser encarada como um passo para autonomia das crianças.
Cada escola tem seu calendário de horários de adaptação para os alunos novatos, estes horários delimitam o tempo que eles devem ficar nos primeiros dias e vão aumentando gradativamente, até atingir o horário máximo. Assim a criança se afasta dos pais aos poucos, ao mesmo tempo em que conhece os professores e os amigos e se acostumam com a rotina escolar.

3- Para que a adaptação na escola seja positiva é importante preparar a criança com antecedência, para que tenha tempo de ir à escola com tranquilidade e animação. Na hora da entrada não dê atenção para birras e pirraças, despeça-se brevemente dizendo que irá buscá-lo na hora certa e nunca retorne para casa cedendo às pirraças. Se sentir pena, não demonstre. Evite falar “coitadinha” e outras palavras que a deixe mais insegura ainda. Seja firme, despeça-se com carinho, vire-se e vá embora.
Respeite os horários da adaptação escolar. Se buscar a criança antes ou depois do horário, certamente irá atrapalhar o seu processo, principalmente em caso de atrasos. Nenhuma criança gosta de ser a última a ser buscada na escola, se isto acontecer no período de adaptação ela poderá não querer voltar para escola por medo que seja abandonada pelos pais.

4- Incentive o seu filho a procurar ajuda de sua professora quando necessitar algo, para que crie um vínculo afetivo com ela. E sempre tenha a mesma professora como referência no período de adaptação.

5- Se necessário deixe que seu filho leve para a escola um objeto de transição(apego) para que se sinta mais tranquilo.Um bicho de pelúcia ou uma boneca em que esteja acostumado fará com que se sinta mais seguro em um ambiente estranho até que aconteça a adaptação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário