segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Terapia Famíliar: O que é?



A Terapia familiar, muitas vezes associada à sua variante de terapia de casal, e conhecida como terapia familiar sistêmica, é um tipo de terapia que se aplica a casais ou famílias, onde os membros possuem algum nível de relacionamento.

Como Psicóloga Infantil, muitas vezes percebo a importância da Terapia Familiar, já que grande parte da demanda infantil no consultório [como comportamentos inadequados e sofrimento psíquico] provém de problemas na dinâmica familiar. Nesses casos, trabalho com a criança procurando reforçar elementos que conduzam à resiliência emocional como autoconhecimento, empatia, orgulho, coragem e etc [que tendem a propiciar um alívio emocional na criança e prepara-la para o treino de comportamentos mais assertivos], porém recomendo fortemente a Terapia Familiar, já que "o problema da criança" é sintoma de uma disfunção do relacionamento familiar - não tendo uma causa em si.

A terapia familiar sistêmica tende a compreender os problemas em termos de sistemas de interação entre os membros de uma família. Desse modo, os relacionamentos familiares são considerados como um fator determinante para a saúde mental e os problemas familiares são vistos mais como um resultado das interações sistêmicas, do que como uma uma característica particular de um indivíduo.

Como terapeuta familiar costumo orientar e intervir mais para o modo como os padrões de interação sustentam um problema, do que propriamente para a identificação das suas causalidades, ou seja, não se faz aqui intervenções com foco na gênese de um problema, ao contrário, procura-se, sobretudo, identificar padrões de interação [comportamentos e/ou rotinas que interfiram negativamente no relacionamento familiar].

Nenhum comentário:

Postar um comentário