segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Comece desde já a preparar seu filho para se readaptar à rotina da escola.




Volta às aulas é sempre um momento de ansiedade para as crianças. Para muitas delas, o retorno à rotina diária de acordar cedo, ter horários preestabelecidos e voltar ao ritmo normal das atividades é difícil. Para você preparar as crianças e jovens (e se preparar também) nesta semana que antecede a volta às aulas de muitas escolas, confira estas dicas:

• Passaram as férias sem horário certo para acordar ou ir dormir. E agora, como fazer para levantarem cedo e bem dispostos? Recomendamos que a rotina de horários volte a ser aplicada uma semana antes. Na semana anterior à volta às aulas, os responsáveis devem se preocupar em readaptar as crianças aos horários de acordar e dormir que serão seguidos durante o ano inteiro. A readaptação deve ser feita aos poucos para não estressar nem deixar a criança ansiosa. Acordar seu filho um pouco mais cedo e dormir um pouco antes, todos os dias, vai ajudar na volta à rotina.

• Na hora de comprar o material escolar, leve a criança ou adolescente e deixe-o ajudar a escolher algumas coisas - sempre explicando seus limites financeiros. Crianças que resistem aos primeiros dias de aula, normalmente quando ajudam na compra do material escolar, compartilham essa responsabilidade e se comportam diferente na hora de retornar para a escola. Ficam empolgadas, criando um certo vínculo.

• Ajude seu filho a preparar o local onde fará as lições de casa e, enquanto isso, converse com ele. Deixe a criança segura e mostre como é importante conhecer pessoas e assuntos novos. Enfatizar os aspectos positivos da escola é fundamental para que a criança queira frequentar as aulas novamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário