sábado, 23 de julho de 2011

Separação dos pais


Terminar um casamento é sempre doloroso. Mas para quem tem filhos tudo pode ser ainda mais delicado. Como ajudar as crianças? Como evitar possíveis traumas? É possível saber se os filhos estão reagindo bem ao processo?

As crianças são muito sensíveis e percebem facilmente quando o casamento dos pais não está sendo satisfatório. Mas a compreensão do que significa uma separação é sempre complicada e difícil em qualquer idade.
A primeira atitude que os pais devem tomar é evitar as discussões e brigas. O sofrimento da criança está sempre relacionado a tristeza e ao ressentimento demonstrado pelo casal e quanto mais difícil e penosa a aceitação dos pais, maior o sofrimento dos filhos.
O ideal é tentar passar a mensagem de que juntos chegarão a uma solução e que o afeto destinado a eles não depende do casal estar junto ou separado.
Nestas situações as crianças costumam desenvolver fantasias e inseguranças, geralmente ligadas a sentimentos de culpa, impotência, medo do distanciamento ou da perda do amor. Os pais devem estimular os filhos a expressar os sentimentos até que o dia-a-dia mostre que, apesar de diferente, a vida pode ser positiva.
Mas mesmo que se tome todos os cuidados para poupar os filhos de qualquer decepção, uma separação é sempre uma situação nova que exige uma reorganização da vida prática e afetiva de toda a família. 
Cada criança vai encontrar sua própria maneira de lidar com tudo isso. Mas os pais devem tentar sempre seguir algumas regrinhas:
- reforçar sempre que não é preciso esconder qualquer sentimento e que é normal sentir raiva ou mágoa de um ou ambos os pais. O importante é falar e vocês pais desejam saber o que eles pensam e sentem.
- explicar aos filhos, quantas vezes for necessário, que a culpa do divórcio não é deles.
- assegurar que a separação não significa perda de amor ou de atenção. Mesmo separados os pais continuarão sendo pais, protegendo quando necessário e amando da mesma forma.
- no período pós separação, evitar perguntar aos filhos detalhes sobre a vida atual do ex.. Crianças fazem de tudo para agradar os pais e não gostam de vê-los sofrer. Este tipo de atitude só ajuda a aumentar o nível de estresse.
- nunca fale mal do ex parceiro. As separações ocorrem entre os casais e não entre pais e filhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário