quinta-feira, 21 de julho de 2011

Férias é para descansar!


As crianças não precisam de um grande roteiro turístico ou de uma agenda lotada de atividades para ficarem felizes nas férias. O mais importante para a saúde física e mental da criança é sair da rotina e ter sossego para descansar. É um período para acordar mais tarde, tomar um café da manhã mais demorado, ter horários menos rígidos para as refeições, ficar mais perto dos pais, ter tempo livre para curtir a preguiça e brincar à vontade.

As atividades de lazer e de entretenimento são interessantes para quebrar a rotina e alegrar as férias da criançada, mas sem exageros, para não repetir a correria e o estresse com o trânsito e os horários do resto ano. Um passeio em um parque para andar de bicicleta, empinar pipa, brincar na areia e no parquinho; uma visita a um museu, um aquário, uma biblioteca, um centro cultural; ir ao cinema, ao teatro, ao circo, ao zoológico, ao jardim botânico; participar de oficinas de arte, de música ou de dança; correr na praia, jogar bola, subir em árvore, andar a cavalo, pescar e tantas outras coisas…, criança se diverte com tudo.

Esses são programas que as crianças adoram e que contribuem para o aprendizado e para o bem-estar de meninos e meninas de todas as idades. O contato com a natureza, com atividades esportivas e artísticas são estímulos importantes para o desenvolvimento infantil, pois oferecem possibilidades para trabalhar a coordenação motora, a concentração, o esforço para concluir uma tarefa, e para brincar e usar a imaginação e a criatividade tão fundamentais para uma infância saudável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário