quinta-feira, 24 de março de 2011

TDAH


O transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é uma condição que acomete 3% das crianças e que freqüentemente persiste até a idade adulta,podendo ser considerado um dos mais comuns transtornos psiquiátricos.
Os principais sintomas são a dificuldade em manter a atenção, o comportamento hiperativo e de impulsividade.
As características do TDAH aparecem bem cedo para a maioria das pessoas, logo na primeira infância. O distúrbio é caracterizado por comportamentos crônicos, com duração de no mínimo seis meses, que se instalam definitivamente antes dos 7 anos. Atualmente, três subtipos de TDAH foram classificados:

1-TDAH - Tipo desatento
  • A pessoa apresenta pelo menos, seis das seguintes características:
  • Não enxerga detalhes ou faz erros por falta de cuidado.
  • Dificuldade em manter a atenção.
  • Parece não ouvir.
  • Dificuldade em seguir instruções.
  • Dificuldade na organização.
  • Evita / não gosta de tarefas que exigem um esforço mental prolongado.
  • Freqüentemente perde os objetos necessários para uma atividade.
  • Distrai-se com facilidade.
  • Esquecimento nas atividades diárias.

2-TDAH - Tipo hiperativo/ impulsivo
É definido se a pessoa apresenta seis das seguintes características:
  • Inquietação, mexendo as mãos e os pés ou se remexendo na cadeira.
  • Dificuldade em permanecer sentada.
  • Corre sem destino ou sobe nas coisas excessivamente (em adulto, há um sentimento subjetivo de inquietação).
  • Dificuldade em engajar-se numa atividade silenciosamente.
  • Fala excessivamente.
  • Responde a perguntas antes delas serem formuladas.
  • Age como se fosse movida a motor.
  • Dificuldade em esperar sua vez.
  • Interrompe e se interrompe.
3-TDAH - Tipo combinado
É caracterizado pela pessoa que apresenta os dois conjuntos de critérios dos tipos desatento e hiperativo / impulsivo.

É essencial que o tratamento ocorra de forma cautelosa, em um ambiente calmo e carinhoso.
O tratamento de crianças com TDAH exige um esforço coordenado entre os profissionais das áreas médicas, saúde mental e psicológica, em conjunto com os pais. Esta combinação de tratamento oferecidos por diversas fontes é denominada de intervenção multidisciplinar. Um tratamento com esse tipo de abordagem inclui:
  • Treinamento dos pais quanto à verdadeira natureza do TDAH e um desenvolvimento de estratégias de controle efetivo de comportamento;
  • Um programa pedagógico adequado;
  • Aconselhamento individual e familiar;
  • Uso de medicação quando necessário.

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