segunda-feira, 21 de março de 2011

Dia Internacional da Síndrome de Down

Dia 21 de março é o Dia Internacional da Síndrome de Down.  Porque a Síndrome de Down é definida como acidente genético causado pela alteração de um dos pares de cromossomos da célula humana, o de número 21. Melhor explicando: toda pessoa possui 23 pares de cromossomos, num total de 46. Porém, a pessoa com Síndrome de Down tem 47 cromossomos, por possuir um a mais no “par” número 21 (que, em face disso, passa a ter 3 cromossomos). Assim, fica fácil memorizar o dia 21, do mês 3!
 De uma forma geral a síndrome de Down é um acidente genético, sobre o qual ninguém tem controle. Qualquer mulher pode ter filho com síndrome de Down, não importa a raça, credo religioso, nacionalidade ou classe social. As características são congênitas e incluem : atraso mental, hipotonia muscular, baixa estatura, anomalia cardíaca, perfil achatado, orelhas pequenas com implantação baixa, olhos com fendas palpebrais oblícuas e amendoados, língua protusa, prega única nas palmas das mãos.
O desenvolvimento de uma criança portadora de SD se difere em pouca coisa do desenvolvimento das demais, dessa forma ela pode freqüentar uma escola de ensino regular, pois o convívio com outras crianças não portadoras da síndrome irá colaborar no seu desenvolvimento. Além disso, essa convivência também é positiva para as demais crianças, pois faz com que cresçam respeitando as diferenças.
Muitas associações como a APAE, Fundação Síndrome de Down e Reviver Down lutam para que a pessoa portadora de SD tenham autonomia e seja capaz de se virar sozinha.
No consultório psicológico trabalho com a criança SD,  fazendo com que esta criança através de exercícios de  psicomotricidade desenvolva habilidades motoras que ajudem a desenvolver atividades do dia a dia, como: amarrar sapatos, escrever com precisão, ter habilidades com garfo e faca. E através da ludoterapia desenvolva habilidades emocionais para cuidar de si, ter uma adequada integração na sociedade afim de se relacionar bem com as pessoas para que no futuro possa ter um emprego e viver plenamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário