domingo, 8 de fevereiro de 2015

Mudança de escola

Quais os cuidados que os pais precisam tomar quando o filho precisa mudar de escola?
Sempre fazer uma lista das prováveis escolas que estão perto de casa, que financeiramente estão dentro do poder aquisitivo da família e que tenha os mesmos valores a passar para a criança do que o pregado pela família. Visitar estas escolas pessoalmente e conhecendo o espaço físico da escola e proposta pedagógica verificar se seu filho se sentiria bem estudando ali. Se o que a escola propõe está dentro do que seu filho precisa para se desenvolver cognitiva e emocionalmente.

O que fazer quando o filho não gosta da nova escola?
Se seu filho der sinais como se recusar a fazer as tarefas, não comentar sobre os estudos ou pedir para não ir à aula verifique se realmente está triste e com algum problema ou se está só enfrentando a dificuldade da série nova. É comum crianças da educação infantil sofrerem quando se deparam que no primeiro ano a escola não é tão lúdica e exige esforço deles. Também quando inicia o ensino fundamental II sofrem com a transição imposta por ter mais professores, mais matérias a que se dedicarem, além de estar entrando no começo da adolescência o que faz com que os sentimentos estejam mais exagerados.
Se os pais perceberem que não é só por estas mudanças é melhor conversar com os professores e coordenador para averiguar o que está acontecendo e que mudanças poderiam ser feitas para que a criança se sinta bem. Em alguns casos uma simples conversa com a escola e com os filho pode resolver e em outros o melhor seria procurar a mudança de escola.

Como identificar problemas e como ajuda-lo a superar dificuldades de adaptação?
Adaptação pode ser entendida como a busca por um estado de harmonia. As mudanças já conhecidas que ocorrem quando a criança vai crescendo, como do berçário para a Educação Infantil, da Educação Infantil para o Fundamental I, o Fundamental II, para o Ensino Médio, etc. requerem adaptação a novos desafios, novos horários e novas matérias. Quando além de todas essas mudanças a criança precisa também se adaptar a uma nova escola, é importante a compreensão e ajuda dos pais. Caso perceba que a criança está muito tensa e perdida é hora de ajudar.
Um dos pontos que requerem atenção é o fato de não conhecerem ninguém novo na nova escola. Pais podem ajudar facilitando a integração das crianças com novos amigos, convidando colegas de sala para programas em casa ou passeios. Outro ponto é a possível diferença entre métodos didáticos, incluindo materiais pedagógicos. Os pais podem ajudar passando algum tempo mostrando os novos livros e materiais para a criança, fazendo com que todo aquele novo se torne mais familiar e menos assustados. Por último, o espaço físico da nova escola. Se possível, converse com a coordenadoria e explique a situação. Se possível agende uma visita em horário alternativo para que a criança possa visitar e se acostumar com o espaço, sabendo direito onde ficam as salas, banheiros e áreas de recreio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário