segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

(TDO) Transtorno Desafiador Opositivo

Se seu filho é agressivo e desobediente, é hora de analisar mais atentamente as razões. Todas as crianças passam por momentos em que não obedecem, mas uma criança com transtorno desafiador de oposição (TDO) nunca obedecem e vão sempre testar os limites da família. As crianças com TDO são instigadoras. Ele adora provocar e faz de tudo para deixar seus irmãos em apuros. Ela é o tipo de criança que desafia tudo que se diz. Na maioria das vezes, esta criança não terá amigos.

Ele pode ou não ter problemas em sala de aula. Muitas crianças com esse transtorno vão bem na escola, mas não em casa. Isto geralmente acontece porque a criança, entendendo desde a mais tenra idade que seu comportamento não é socialmente aceitável, conseguem se segurar na aula durante horas, mas em algum ponto a criança vai precisar se soltar. Em casa, ele se sente seguro e sabe que é amado. Não sente necessidade de se segurar. Quando a criança chega em casa, ela vai gritar muitas vezes desde o ônibus até em casa. Uma vez dentro, a confusão começa até que você começar a desejar que ele ainda estivesse na escola.

Assim começa o ciclo que todos os pais de crianças com TDO passam. Você sente que é culpado. Você dúvida da sua paternidade. Você se sente culpado por desejar que a criança fosse para outro lugar. Você fica esgotado, irritado e incapaz de lidar com isso. A seguir, estão algumas coisas que você pode fazer para diminuir os transtornos e assumir o controle novamente.

  1-  Estabeleça um ambiente seguro e solidário. Uma criança com TDO precisa ter segurança. Ele precisa saber que a mãe e o pai vão estar lá para ele. Ele precisa saber que não importa o quanto ele fique incontrolável, você ainda vai amá-lo.

   2- Determine uma rotina e siga-o. As crianças precisam de uma rotina planejada. Isto é especialmente verdade para crianças com TDO. Ele precisa saber o que acontecerá em seu dia. O caminho para um comportamento incontrolável é a falta de rotina. Estas crianças querem que tudo siga uma certa ordem. Você pode fazer seu filho fazer sua própria rotina para que ele possa monitorar seus próprios compromissos. Faça um planejamento para tarefas em casa e trabalhos escolares. Seu filho com TDO precisa de organização.

  3-  Determine limites claros e concisos. Seu filho deve saber o que vai acontecer se ele puxar o cabelo da irmã, ou quebrar os brinquedos no quarto dele num ataque de raiva. Determine os comportamentos que causam a maior parte dos conflitos em seu lar e escreva-os. Escolha três ou quatro deles para trabalhar. Sente-se com seu filho e faça ele te ajudar a elaborar um plano. O plano deverá indicar o comportamento indesejado e, em seguida, a conseqüência disso:
        Chutar: 10 minutos de castigo.
        Morder: 10 minutos de castigo.
        Quebrar brinquedos: ficar longe do brinquedo favorito por três dias.
        Chilique: Meia hora no quarto para se controlar.

  4-  Seja coerente. Você precisará fazer sempre a mesma coisa a cada vez que seu filho quebrar a regra. Se você fizer só de vez em quando, a criança vai sentir que está no controle. A coisa mais importante para uma criança com TDO é controlar aqueles ao seu redor. Se você deixá-lo ter o controle, você vai perder a chance dele obedecer. Consistência é a chave!

   5- Nunca grite ou fique zangado com seu filho. Uma criança com TDO literalmente desliga quando se grita com ela. Ela não consegue ouvi-lo. Mantenha sua voz gentil, mas firme, suave, mas autoritária.

Lembre-se que o TDO é uma desordem. Seu filho pode querer obedecer e pode tentar arduamente obedecer, mas ele simplesmente não consegue ter esse auto-controle. Você pode ajudar-lhe a controlar seu comportamento controlando seu ambiente. Seu filho não aqui para te atrapalhar ou estragar sua vida. Quando você vê o TDO como uma desordem em vez de pura insubordinação, pode ser mais fácil colocar em prática os instrumentos que ajudarão a criança e sua família a viver em harmonia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário