terça-feira, 5 de junho de 2012

A criança que comete pequenos furtos

Li uma matéria interessante no Clicfilhos sobre "A fase passageira dos pequenos furtos" e percebi que muitos pais ficam desesperados sem saber o que acontece com seus filhos para que estejam agindo desta forma. Na verdade pode ser muitos os motivos: a criança pode estar fazendo isso para chamar a atenção dos pais, pode estar usando estes pequenos furtos como escape de um problema emocional maior, pode ser cleptomaniaca ou pode até mesmo estar tentando conseguir o que vê nas propagandas que estimulam o consumo e que os amigos tem e ele não pode ter, de uma forma errada e acaba virando um distúrbio de conduta se os pais não perceberem e agirem a tempo.
Os pais devem sempre manter um diálogo aberto com seus filhos e tentar ensinar o correto, mais se tudo persistir o ideal é buscar atendimento psicológico para que o comportamento seja entendido e tratado na terapia.

2 comentários:

  1. Olá,li sua postagem e outras sobre o assunto. Estou procurando informações sobre isto pois tenho uma filha de uma prima de 11 anos com este problema. A menina começou com furtos dos coleguinhas de aula e agora tem roubado dinheiro da mãe,avó e provavelmente pegará onde tiver dinheiro à mão. Ela já foi corrigida qdo foi pega,já foi forçada a devolver coisas dos coleguinhas,mas não resolveu. O problema dela é maior do que só uma "fase". Ela é fruto de uma gravidez inesperada,quando o casal se juntou por causa dela ,mas já vive separado atualmente,mas a verdade é que ela nunca foi totalmente aceita,nem pela mãe ou pelo pai.E a m~e dela tem sérios problemas com bi-polaridade,alcool e drogas.Hoje ela está numa fase controlada ,medicada e "limpa",mas não se sabe até quando. A menina se criou neste ambiente de desamor, instabilidade,desatenção e desamparo. Os avós dão alguma atenção,mas isto não supre a falta do amor materno. Li que ,no caso dela, os furtos podem estar acontecendo para encher com "coisas ou dinheiro" o vazio da carencia emocional. Sou próxima da minha prima e tento ajudar como posso. Vc tem alguma sugestão do que fazer? Tratamento psicológico pra ajudá-la a lidar com a falta de amor da mãe?
    Agradeço qualquer sugestão.
    Se puder responda para email-patikb@gmail.com
    Abraços, Patricia K

    ResponderExcluir
  2. Oi Pati,
    Neste caso pelo que você relatou pode ser que a criança esteja realmente usando isto como um pedido de socorro. Está mostrando que algo não vai bem em sua vida. Lógico que não conheço a criança em questão, estou baseando nos dados que você me forneceu. Então seria importante procurar sim um psicólogo para atendimento a esta crinaça, afim de que esta criança consiga expressar suas emoções e trabalhar em consulta todos estes conflitos afim de que pouco a pouco esteja se equilibrando.
    Abraços...

    ResponderExcluir