domingo, 8 de janeiro de 2012

Xixi na cama: normal até quando?

Se o seu filho costuma sofrer com esse problema, veja como lidar com a situação para poder ajudá-lo :
O incômodo de acordar com a cama molhada é comum na infância, até os cinco anos, fase em que o mecanismo urinário ainda está amadurecendo. No entanto, ele se torna um problema – conhecido como enurese noturna - quando a criança continua encharcando o lençol depois dessa idade.

“Os motivos que levam o pequeno a fazer xixi na cama são vários. Existem causas físicas, como disfunções hormonais, alterações anatômicas ou neurológicas e infecções no trato urinário, hereditárias ou psicológicas”, conta o pediatra Jairo Len, membro da Sociedade Brasileira de Pediatria. Por isso, se o seu filho tem molhado os lençóis durante a noite, o melhor é acompanhar a evolução do quadro. Se o problema persistir, converse com o pediatra. “Diante dos sintomas e com base em exames, ele vai avaliar se há algum fator físico que cause a enurese e recomendar o tratamento mais adequado. Além disso, o profissional poderá orientar os pais sobre qual a melhor conduta a adotar, sobretudo se a questão for motivada pelo fator psicológico”, explica Jairo. 

Emoções no limite:

“É importante, ainda, que os pais observem se houve alguma mudança na rotina que possa ter desencadeado algum tipo de insegurança na criança”, conta a psicóloga Carmen Alcântara. “Situações como a mudança de escola ou a chegada de um irmãozinho podem deixá-la ansiosa e tensa. Se ela tem dificuldade para expressar seus medos e angústias, pode usar o xixi para comunicar os sentimentos", observa. Nesse caso, é essencial não transformar o fato em mais conflito. "Muitos pais não têm paciência e até punem o filho. Essa é uma atitude incorreta, pois as brigas deixam o pequeno ainda mais inseguro, o que só agrava o problema", lembra Carmen.

O ideal é dar pouca importância ao xixi e muita atenção à criança. Sentir-se culpada é o que ela menos precisa nesse momento. Converse bastante e crie situações em que ela possa expressar seus sentimentos e desabafar.
É preciso ajudar
A enurese noturna pode prejudicar, e muito, a autoestima do pequeno. “Ele acaba evitando as atividades sociais, como dormir na casa de um amiguinho ou viajar com a escola, e fica isolado e entristecido com a situação”, diz Carmen. Por isso, os pais devem ajudá-lo a enfrentar o problema com carinho e companheirismo. “Uma maneira descontraída e eficiente para motivar a criança é adotar o uso de um calendário (conhecido como Tabela de Reforço Positivo). Toda vez que ela acordar e perceber que não fez xixi na cama, marcará com carinhas felizes ou estrelinhas a data dessa conquista. A cada semana vencida, sem molhar os lençóis, ganhará uma lembrança dos pais”, ensina a psicóloga.

E siga estes conselhos:

- Não castigue a criança. Tenha paciência e lembre-se: ninguém faz xixi na cama porque quer!

- Procure recompensar o esforço que ela faz ao tentar controlar a micção.
- Estimule-a a ir ao banheiro antes de dormir.

- Controle a ingestão de líquidos nas horas que antecedem o sono.

- Aproxime-se ainda mais do seu filho, dê muito carinho e atenção para que ele se sinta seguro e tranquilo.

Matéria: Portal Vital

Nenhum comentário:

Postar um comentário