terça-feira, 4 de outubro de 2011


Tenho em meu consultório recebido crianças que com 4 ou 5 anos estão tendo dificuldades ao entrar em uma escola infantil pela primeira vez. No Brasil a maioria dos pais optam por colocar as crianças na escola desde o berçário, mais em outros casos, algumas mães que tem condições de ficar com a criança em casa, optam por deixa-las em casa até completarem 4 anos.
Só que em alguns casos a mamãe esquece que neste periodo já que a criança não está indo a um berçário cabe a ela desenvolver as habilidades cognitivas da criança. A mamãe tem que dedicar tempo as brincadeiras infantis, a desenvolver o imaginário infantil.
O que acontece que muitas vezes estas crianças chegam até mim maiorzinhas e tendo dificuldades em brincadeiras simples pois passaram seu tempo de 0 a 3 anos em frente a tv, pois a mamãe se preocupou em a alimentar direitinho, cuidar de sua higiene,dar carinho. mais se esqueceu da parte do aprendizado que é muito importante.
Então no consultório a fim de correr atrás do prejuízo fazemos um trabalho em conjunto psicóloga, mamãe e criança para que a criança consiga se adequar na escola nova .
Hoje vi no blog Educar com carinho um artigo ótimo da Sofia que optou por ficar com seu filho em casa e montou um cantinho montessori de aprendizado para ele se desenvolver neste período, recomendo a todas as mamães que leian este artigo: Montessori em nossa casa . Nele a Sofia dá várias dicas de como faz com seu filho em cas. Para as mamães que já estimulam seus filhos não custa dar uma olhadinha para ter novas idéias e para as que estão começando é maravilhoso para se saber como começar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário