terça-feira, 27 de março de 2012

Compreendendo a dislexia

Assistam este filme: Como estrelas na terra, toda criança é especial. Um filme emocionante sobre uma criança disléxica e um professor que faz de tudo para ajudar a criança. Segue link para filme completo no youtube:

http://youtu.be/Yen-1YLzpYs

quinta-feira, 8 de março de 2012

Como educar um filho pré-adolescente

Criar filhos com idades entre 9 e 12 anos tem seus mistérios, mas, com amor e compreensão, você pode tirar essa fase de letra! Veja algumas dicas:
- Respeito o espaço do filho
Conheça o que ele gosta e o que não gosta agora. Antigamente, ele adorava que você o buscasse na escola com um pirulito na mão, o abraçasse na frente dos amigos. Hoje, ele odeia. Então respeite a mudança. É natural.
- Converse olho no olho
Isso nunca é demais. Ele chegou em casa e se trancou no quarto? Então, espere o momento certo para depois chegar pertinho dele. Não acredite que ele vá querer sentar com você e ficar horas falando do que sente. Essas conversas são mais indicadas durante um programa que vocês façam juntos (indo ao shopping, andando de bicicleta, tomando um sorvete...). Invente algo que aproxime vocês e que faça com que ele se abra sem nem perceber que está fazendo isso.
- Mude a forma de tratamento
Se antes ele era seu bebezinho, "o amor da mamãe", agora ele não vai querer que você fale assim. Então, fale de uma forma mais adulta com ele.
- Entenda o pré-adolescente
O humor dele muda de uma hora para outra, né? Ele pede carinho, beijinho, colo e, no momento seguinte, se tranca no quarto. Essas oscilações são perfeitamente normais, tenha tranquilidade para respeitar cada um desses momentos.
- Fale de sexo sem medo, mas fale também de amor!
O ideal é entrar no assunto "sexo" de acordo com a curiosidade do seu filho. Procure falar de sexo sempre como algo ligado à vida afetiva de um casal e à existência do amor. A maioria dos pais se preocupa apenas em dar as respostas sexuais mais 'técnicas', mas é preciso sempre falar sobre a qualidade de um relacionamento entre um homem e uma mulher, ou seja, falar de amor, respeito e lealdade também é algo muito valioso.
- Ensine-o a perder o medo de dizer não
A vontade de ser aceito pelo grupo faz com que muitos pré-adolescentes não consigam dizer não. Aceitar drogas só por medo de dizer não é grave! Não querer desagradar o outro pode comprometer a vida de seu filho para sempre. Ensine-o que é melhor dizer não e ser firme em suas decisões do que aceitar tudo e ser visto como "maria-vai-com-as-outras".
- Não fala cobranças logo pela manhã
Durante a noite, o pré-adolescente tem várias alterações hormonais. Por isso, ele pode ter muitos pesadelos e é normal que acorde com um certo mau humor. Respeite esse momento e evite puxar papo ou cobrar muitas tarefas logo nas primeiras horas do dia.

Pré-adolescentes: como lidar com eles?

Ainda não são adolescentes, mas querem agir como eles. Não tenha medo de colocar limites

Redação Crescer

Renata Chabetai
Ele vive questionando você, quer roupas e objetos da moda, exige que a festa de aniversário não tenha a presença de adultos e ainda nem fez 10 anos? Calma. Apesar de assustador, tais atitudes já são esperadas nessa faixa etária, pelo menos para os especialistas do ramo. Na teoria, a explicação é simples. Com as mudanças rápidas que acontecem no mundo e o acesso fácil à informação que as crianças têm, os comportamentos comuns na adolescência – leia-se rebeldia, independência, egocentrismo – aparecem antes da hora, encurtando a infância. E essas informações acontecem sempre no sentido de estimular a criança a ter atitudes de adulto, como comprar, criticar, competir. Na prática, a explicação não ajuda muito e resulta em pais cada vez mais confusos. Afinal, eles perdem o lugar de heróis para serem quase vilões muito mais cedo do que esperavam.

Como agir
Segundo a terapeuta familiar e psicanalista infantil da Universidade Federal de São Paulo, Annelise Scappaticci, a criança também está confusa. "De um lado ela não é mais criança. Também não é adolescente, mas quer agir como eles e se sentem frustrados", observa. Um modo de lidar com a situação é se manter atualizado, saber o que acontece no mundo dessa criança para conhecer suas necessidades e vontades. "Também é preciso não querer ser um pai ou mãe perfeitos e entrar em um círculo vicioso de culpa cada vez que é criticado pelo filho. Você com certeza está fazendo o melhor que pode e isso será bom para a criança", alerta Scappaticci.

Mas o mais importante é nunca esquecer das regras que vocês sempre seguiram. "Diga não e explique seus motivos sem ter medo do filho. O adolescente e a criança precisam de limites e, pedem isso com suas atitudes. Se não têm, eles ficam perdidos. Os pais precisam lembrar que colocar limites não é uma questão de bronca. É um ato principalmente de amor. E se pai e mãe não colocarem, a vida mais tarde colocará de uma forma ou outra", alerta o pediatra Maurício de Souza Lima.

Cuidado com o consumo
Nessa fase, a criança ainda não é adolescente, mas quer se comportar exatamente como eles, isto é, sair sozinha, ser independente, fazer o que bem entende sem pedir permissão. Quando descobre que não pode, fica frustrada e muitas vezes compensa a raiva querendo ter mais e mais. Somado ao fato de já viver em uma sociedade consumista, corre o risco de acabar com um modelo de celular melhor do que o do pai ou roupas mais caras que as da mãe. "Também é o momento de colocar limites e ensinar aos filhos que a frustração precisa ser elaborada e não substituída por objetos da moda", alerta a psicanalista Annelise Scappaticci.

Matéria Revista Crescer