domingo, 26 de janeiro de 2014

Veja a seguir as principais dicas para manter a rotina e a disciplina dos estudos no ano que inicia:

1-Crie o hábito de prestar atenção nas aulas desde o início do ano. Assim, você não se desesperará na reta final para aprender tudo o que foi visto durante o ano.

2-Para assimilar é interessante revisar o conteúdo em casa e reforçar o aprendizado com a resolução de exercícios. Quando isso é feito desde os primeiros meses do ano letivo, tudo se torna mais natural e a pressão acaba sendo menor no final de cada semestre e para passar de ano.
Lembre-se: Aula dada é aula estudada.Não deixe nenhuma matéria para depois.

3-Estude de segunda a sexta e aproveite os finais de semana para descansar e se divertir.

4-Revise o conteúdo perto das provas e procure priorizar aquilo que tem mais dificuldade, seja uma disciplina, matéria ou conteúdo específico.

O aluno fazendo sua parte, agindo com responsabilidade e tendo foco durante os estudos poderá ficar tranquilo!

segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Comece desde já a preparar seu filho para se readaptar à rotina da escola.




Volta às aulas é sempre um momento de ansiedade para as crianças. Para muitas delas, o retorno à rotina diária de acordar cedo, ter horários preestabelecidos e voltar ao ritmo normal das atividades é difícil. Para você preparar as crianças e jovens (e se preparar também) nesta semana que antecede a volta às aulas de muitas escolas, confira estas dicas:

• Passaram as férias sem horário certo para acordar ou ir dormir. E agora, como fazer para levantarem cedo e bem dispostos? Recomendamos que a rotina de horários volte a ser aplicada uma semana antes. Na semana anterior à volta às aulas, os responsáveis devem se preocupar em readaptar as crianças aos horários de acordar e dormir que serão seguidos durante o ano inteiro. A readaptação deve ser feita aos poucos para não estressar nem deixar a criança ansiosa. Acordar seu filho um pouco mais cedo e dormir um pouco antes, todos os dias, vai ajudar na volta à rotina.

• Na hora de comprar o material escolar, leve a criança ou adolescente e deixe-o ajudar a escolher algumas coisas - sempre explicando seus limites financeiros. Crianças que resistem aos primeiros dias de aula, normalmente quando ajudam na compra do material escolar, compartilham essa responsabilidade e se comportam diferente na hora de retornar para a escola. Ficam empolgadas, criando um certo vínculo.

• Ajude seu filho a preparar o local onde fará as lições de casa e, enquanto isso, converse com ele. Deixe a criança segura e mostre como é importante conhecer pessoas e assuntos novos. Enfatizar os aspectos positivos da escola é fundamental para que a criança queira frequentar as aulas novamente.

segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Terapia Famíliar: O que é?



A Terapia familiar, muitas vezes associada à sua variante de terapia de casal, e conhecida como terapia familiar sistêmica, é um tipo de terapia que se aplica a casais ou famílias, onde os membros possuem algum nível de relacionamento.

Como Psicóloga Infantil, muitas vezes percebo a importância da Terapia Familiar, já que grande parte da demanda infantil no consultório [como comportamentos inadequados e sofrimento psíquico] provém de problemas na dinâmica familiar. Nesses casos, trabalho com a criança procurando reforçar elementos que conduzam à resiliência emocional como autoconhecimento, empatia, orgulho, coragem e etc [que tendem a propiciar um alívio emocional na criança e prepara-la para o treino de comportamentos mais assertivos], porém recomendo fortemente a Terapia Familiar, já que "o problema da criança" é sintoma de uma disfunção do relacionamento familiar - não tendo uma causa em si.

A terapia familiar sistêmica tende a compreender os problemas em termos de sistemas de interação entre os membros de uma família. Desse modo, os relacionamentos familiares são considerados como um fator determinante para a saúde mental e os problemas familiares são vistos mais como um resultado das interações sistêmicas, do que como uma uma característica particular de um indivíduo.

Como terapeuta familiar costumo orientar e intervir mais para o modo como os padrões de interação sustentam um problema, do que propriamente para a identificação das suas causalidades, ou seja, não se faz aqui intervenções com foco na gênese de um problema, ao contrário, procura-se, sobretudo, identificar padrões de interação [comportamentos e/ou rotinas que interfiram negativamente no relacionamento familiar].

sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Recesso escolar: Férias e intervalos entre aulas são fundamentais para o desenvolvimento da criança e adolescente:



Não apenas as férias, mas os próprios finais de semana representam uma pausa indispensável aos indivíduos.A rotina ou repetição excessiva podem levar à saturação do cérebro. De outro modo, assim como acontece durante o sono, a pausa propicia maturações, desde o desenvolvimento físico e cognitivo ao processamento das informações, dos sentimentos e das emoções. A importância das quebras de rotina muda para cada faixa etária, mas é fundamental para as crianças e para os adolescentes.

Na adolescência, por exemplo, momento de "reorganização" das sinapses e de grandes alterações hormonais, há um esforço muito grande por parte do estudante, o que exige "compensação".

Quanto mais exigir do cérebro, mais ele precisará de descanso, de "limpar o HD".

Se não respeitarem as paradas, terão perdas qualitativas e quantitativas em seu desempenho, em neurociência "fala em janelas de oportunidade" para que o crescimento aconteça, entre estas, a própria pausa. Mesmo dentro da rotina do ano letivo é recomendado proporcionar mais paradas ao longo do dia, em intervalos menores.

quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

"AMOR E LIMITES NA MESMA MEDIDA"


Toda criança precisa de cuidados e atenção dos pais para se desenvolver.Afeto, acolhimento,segurança, aceitação e disponibilidade são alguns princípios que devem ser oferecidos. Mas é preciso atenção para não passar dos limites.
Quando estes cuidados são em excesso, a gente está contribuindo para criar uma criança mimada.
As crianças mimadas podem ser um transtorno na vida dos pais: não obedecem regras, fazem o que querem e muitas vezes faltam com respeito. Depois que a criança é acostumada a ter tudo o que quer, fica cada vez mais complicado reverter a situação.
Mesmo que o filho seja teimoso ou não aceite as regras estipuladas pelos pais, é preciso ser firme e manter a autoridade. Os pais devem impor limites aos filhos!