quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Estimulando seu bebê



Para estimular adequadamente o seu filho, sugiro algumas brincadeiras para o primeiro ano de vida. É importante saber que o aprendizado ocorre durante todo o ciclo de vida  e cada momento deve ser aproveitado com carinho e dedicação.
Dos 0 aos 3 meses de vida
Se você passou a mão na barriga e conversou com seu bebê durante a gestação, ele vai conhecer a sua voz após o nascimento. Quando seu bebê estiver deitado de costas, vá até um dos lados do berço e chame-o pelo nome. Continue dizendo seu nome até que ele mova os olhos ou a cabeça na direção da voz. Depois vá até o outro lado do berço e diga seu nome outra vez.
Massageie delicadamente o bebê enquanto sorri, olhe-o nos olhos e chame-o pelo nome. Você pode usar um óleo apropriado para a pele do bebê para tornar essa massagem mais agradável.
Pegue o bebê no colo e balance-o dizendo as palavras: "amo você". Ao dizer a palavra "você", beije uma parte do seu corpo - cabeça, nariz, dedos dos pés. Essa brincadeira promove a ligação mãe e filho. Quanto mais um bebê é abraçado, aconchegado e pego no colo, tanto mais seguro e independente será no futuro.
Coloque música instrumental suave ou canções de ninar para o seu bebê. Principalmente aquelas que você escutou a partir da 35° semana de gestação. Músicas com melodias que se repetes acalmam a criança porque é o tipo de som que ela escutava dentro do útero.
Os bebês gostam de olhar para rostos. Faça diferentes expressões faciais e sons para desenvolver a visão e a audição de seu filho. Cante uma música e faça movimentos exagerados com a boca. Ponha a  língua para fora, faça sons com os lábios.
Procure esfregar os braços de seu bebê em texturas diferentes como cetim, lã, tecidos felpudos, malha. Isso aumenta a consciência de si e do mundo.
Coloque móbiles preto e branco pendurados no berço do seu filho. Mais tarde substitua-os por móbiles coloridos.
Cante para o seu filho enquanto tiver trocando suas fraldas, sorria enquanto estiver cantando. É uma maneira delicada e aumenta a ligação entre vocês.
Dos 3 aos 6 meses
Pegue vários brinquedos coloridos e, um de cada vez, mova-os lentamente para a frente e para trás diante de seu bebê para estimular sua visão.
Pegue as mãos do seu bebê e bata palminhas delicadamente em frente ao seu rosto. Ao fazer isso cante uma música: bate palminha, bate, ...
Usando o indicador e o dedo médio, dê batidinhas bem delicadas em diferentes partes do corpo do seu bebê. Ao dar a batidinha, diga o nome daquela parte do corpo.
Pense em todos os lugares para os quais é bom olhar. Mostre-os para seu bebê: janelas próximas a árvores, pássaros voando, carros andando na rua, pessoas caminhando, etc.
Para incentivar o domínio da linguagem, grave os sons de seu bebê e coloque para ele escutar. Se ele gostar de ouvir os sons gravados, tente fazer o mesmo com sons da natureza: pássaros, cachoeira, ondas do mar, etc.
Chutar desenvolve a coordenação motora e os bebês adoram fazer. Use sapatinhos de bebês com fitas coloridas, eles adoram olhar para elas enquanto chutam. Balance um chocalho ou um sininho diante dos seus pezinhos e mostre-lhe como chutar o chocalho e o sininho.
Dos 6 aos 9 meses
Cante suas músicas para seu filho. Depois recite as mesmas palavras de formas diferentes: sussurrando, com voz suave, alto e em falsete. Crianças constantemente estimuladas por palavras quase sempre são fluentes aos três anos de idade.
Os bebês gostam de comer com as mãos, pois assim experimentam uma sensação intensa de poder e controle. Coloque algumas ervilhas e pedaços de cenoura cozidos na mesa em frente ao seu filho e mostre como colocá-los na boca com as mãos.
Acene com os pés e as mãos de seu bebê para pessoas e animais de estimação. Isso reforça os laços afetivos com o seu bebê.
Coloque algumas esponjas na água do banho e esprema para que a água escorra por suas mãos, braços, cabeça e outras partes do corpo. Mostre ao seu filho como apertá-la para que a água escorra. Ajuda no desenvolvimento da coordenação motora de músculos pequenos.
Brinque todos os dias com os livros junto com o seu filho. Escolha aqueles com frases curtas e ilustrações simples. Deixe que o bebê segure e passe as páginas. Apenas cite o nome das ilustrações. A história vem depois.
Empilhe almofadas no chão e deixe que seu filho se divirta com elas. Ajuda a desenvolver a coordenação de músculos grandes.
Dos 9 aos 12 meses
Escolha uma música para cantar enquanto dá banho no seu filho. O melhor é escolher uma que fale de algo que sobe e desce. Use o sabonete e a toalha de banho e suba lentamente pelo braço do bebê ao cantar uma parte da música que fala de subir. Faça o movimento inverso com a parte que fala de descer. Você também pode usar um brinquedo e movimentá-lo para cima e para baixo.
Jogue um cubo ou uma bolinha na banheira e veja se o seu filho consegue pegá-lo com um copo ou uma xícara. Mostre a ele como fazer.
Ajude o seu filho a adquirir consciência do mundo. Sente-se no chão com ele de frente para você e faça movimentos incentivando-o a imitá-lo. Faça uma careta engraçada, ponha a língua para fora e faça sons esquisitos, mova a cabeça em diferentes direções, imite animais, deite-se de costas e chute o ar. Faça isso também em frente a um espelho.
Brinquedos de empilhar oferecem o desenvolvimento por meio do elemento lúdico. Incentive-o a empilhar na ordem de maior para menor e de menor para maior, jogar os anéis para que eles entrem em um eixo, colocar os anéis nos dedos da criança, colocar os anéis na boca, fazê-los girar.
Sente o seu bebê no colo, de frente para você e cante uma música enquanto segura as mãos do bebê. Na última palavra de cada verso, bata suas mãozinhas ao mesmo tempo que enfatiza essa última palavra.
Leve seu bebê para passear ao ar livre e ajude-o a explorar o ambiente. Ajude-o a focalizar uma coisa de cada vez. Empurre o carrinho e pare diante de coisas interessantes para conversar a respeito. Converse sobre três ou quatro coisas em cada passeio.
Toda criança precisa de atenção concentrada para se sentir amada. Deixe seu filho se sentir merecedor do seu amor, reserve um tempo para estar plenamente com ele todos os dias.

terça-feira, 6 de setembro de 2011

Os 10 Mandamentos para Pais

1- Não digas a uma criança: Não faça isso!sem lhe dar outra coisa para fazer.
Razões- Educar é corrigir.Corrigir é substituir uma forma de reação inconveniente por uma adequada.Dizer apenas "não faça isso", é dar uma ordem negativa. A criança tem prazer na ação. Para desviá-la da que não convém é preciso sugerir-lhe a ação conveniente a fim de não privá-la do prazer de agir.

2- Não digas que uma coisa é má apenas porque te aborrece.
Razões- A qualificaçao de uma coisa em boa ou má, é importante para a criança, na formação de sua capacidade de julgamento. Não deve ser feita com fundamento apenas de tendência afetiva momentânea, de quem a faz. Se é má, cumpre dar a razão, de modo compreensível, para a criança, e esta razão deve estar na coisa em si e não no desagrado que nos cause.
 
3- Não fales das crianças em sua presença, nem penses que elas não escutam, não observam, nem compreendem.
Razões- A criança que se sente objeto da atenção dos adultos, quer quando a elogiam, quer quando a censuram, desenvolve uma excessiva estima de si mesma, que a levará a procurar essa atenção de qualquer maneira e a sofrer, quando não a conseguir.

4- Não interrompas o que uma criança está fazendo, sem avisá-la previamente.
Razões- A criança tem o prazer na ação. Interrompê-la, subtamente, é causar-lhe violwenta emoção de natureza inibitória. Se é necessário interrompê-la, proceda-se de modo que se evite a emoção de surpresa.

5- Não manifestes inquietação quando a criança cai, ou não quer comer, etc., faça o que for necessário, sem te agitares nem te alarmares.
Razões- A inquietação alarmada em torno de qualquer episódio da vida de uma criança serve apenas para ampliar o tom emocional do acontecimento. Cumpre, ao contrário, considerar as coisas com maturidade, para que nela se desenvolva a capacidade de domonar as suas próprias emoções.

6- Não demonstre amor a criança, somente acariciando-a, faze-o ocupando-te de seuis interesses.
Razões- O carinho físicop é agradável, mas não correspónde ao total e único interesse de quem o recebe. O carinho espiritual revelado pela preocupação com os interesses reais da criança é também necessário e extremamente benéfico.

7- Não leves uma criança a passeio. Vá passear com ela.
Razões- A criança por suas deficiências naturais, é uma dependente. Quanto mais cedo se anular o sentimento de dependência, tanto mais rapidamente se completará o de que se basta a si mesma. "Levá-la a passeios" é colocá-la na dependência da iniciativa alheia. "Ir com ela passear", é associá-la á iniciativa e á ação, o que dará mais prazer.

8- Não faças sermões á criança pequena.
Razões- As expressões de conteúdo moral são dificilmente assimiladas pela criança pequena porque são abstratas.Os discursos ou sermões, valem somente como expressões incompreensíveis de um estado de espírito que ela não entende e xcom o qual muitas vezes se assusta.

9- Não faltes ás tuas promessas nem prometas o que não podes cumprir.
Razões- Para uma criança, prometer é começar a realizar. Se a promessa não se cumprir, haverá frustração, como se a criança houvesse sido privada de alguma coisa, o que dá origem á descrença.

10- Não mintas a uma criança.
Razões- A mentira poderá ser uma necessidade social. Mas para a criança é uma desilusão da autoridade familiar como fonte e referência de conhecimento e verdade.

Extraído do livro: Anos de infância-Dra. Susan Issac

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Dicas para você virar um grande contador de histórias:


1- Escolha as histórias: que você gosta ou gostava de ouvir. É preciso gostar do que se lê, para contagiar o ouvinte.
2- Encomtre um lugar inusitado: um sofá, a sombra de uma árvore, um tapete, os primeiros de graus de uma escada.
3- Dê vida aos personagens: Capriche no ritmo,na entonação e use todo seu corpo para dar vida ao enredo.
4- Aposte na memória das crianças: Experimente, aos poucos, ir dividindo com elas a narrativa e as falas da história.
5- Lembre-se de que: A experiência com a escuta deve começar a terminar com a própria narrativa. Não busque explicações, justificativas, pretextos. A história precisa se bastar.
6- Fisgue pelo olhar: Convide a criança para mergulhar na aventura, se surpreender e tentar adivinhar o que está por vir.